domingo, 30 de janeiro de 2011

BATATA DOCE: CARBOIDRATO DE DOIDO OU DE ATLETAS?

Olá, meus amigos,

é com grande prazer que começo hoje este meu novo projeto, como treinador e atleta que é o de relatar e discutir com vocês , várias passagens minhas e de alguns atletas sob a minha supervisão, durante estes vários anos de dedicação ao treinamento esportivo.

O objetivo deste blog é justamente mostrar um pouco da minha rotina como treinador e relatar situações que todos vivemos no dia-a-dia.

Vocês poderão se identificar em várias situações , aqui narradas.

Hoje gostaria de colocar uma , aproveitando a chegada do carnaval e o inicio de um ciclo de dietas e mais dietas: A preparação para o carnaval !

Todos querem o corpo perfeito, a melhora rápida, o ganho sem dor, mas ninguém quer pagar o preço por isso, não é mesmo?

Vou narrar um fato engraçado á respeito de uma atleta minha, ocorrido semana passada.

Ela havia começado uma dieta, bem orientada e prescrita por um nutricionista esportivo, onde constava, dentre outros alimentos, a famosa BATATA DOCE.

É realmente uma dieta para poucos, onde a força de vontade sobrepõe todas as suas tentações diárias. Como diria um antigo treinador: "É agora que separamos os homens dos meninos!".

Bom, continuando, ela, muito determinada a segiur a dieta ( fato este comprovado, pois já está na terceira semana e seguindo tudo corretamente), fixou a mesma na porta da geladeira, para que pudesse se orientar melhor durante o dia, sem falhar em nada.
O fato engraçado , ocorreu justamente , quando, ao receber alguns parentes na sua residência, foi questionada desta forma: " Você está louca? Ta seguindo essa dieta de astronauta aqui? Batata doce engorda sabia? ".
Tenho certeza de alguns de vocês ja passaram por alguma situação parecida, onde na sua eterna busca pelo corpo perfeito, na luta para fazer tudo certinho, não beber, não fumar, comer bem, acabou sendo chamado de louco também! Acertei?

Bom, antes de falar o que eu penso sobre essas pessoas que nos chamam de loucos, gostaria de esclarecer o assunto colocando uma matéria de Rodolfo Anthero de Noronha Peres (Nutricionista Esportivo).




BATATA DOCE


Sem dúvida, a batata doce é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação, especialmente, dos fisiculturistas. Está sempre presente no cardápio da maioria dos campeões, principalmente na fase mais específica da preparação, a pre-contest.

Além de constituir alimento humano de bom conteúdo nutricional, principalmente como fonte energética, a batata-doce tem grande importância na alimentação animal e na produção industrial de farinha, amido e álcool. É considerada uma cultura rústica, pois apresenta grande resistência a pragas, pouca resposta à aplicação de fertilizantes, e cresce em solos pobres e degradados. Em termos de volume de produção mundial, a cultura ocupa o sétimo lugar, mas é a décima quinta em valor da produção, o que indica ser universalmente uma cultura de baixo custo de produção.

No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, batata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido em grande parte a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em algumas situações específicas, tal como imediatamente após um treinamento). Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.

Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.

Muitas pessoas ainda confundem a batata doce com a inglesa, crendo que os valores nutricionais são semelhantes. Apesar de haver entre os dois tubérculos uma perfeita concordância no que diz respeito ao teor em substâncias nutritivas, calorias e água, existe grande diferença quanto ao índice glicêmico (a batata inglesa possui um IG muito maior). As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas. Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A do que a batata inglesa, tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A, além de possuir mais fibras.

No período pre-contest, qualquer erro pode significar o insucesso do atleta, portanto a dieta deve ser precisa como um relógio suíço. Procuramos trabalhar com a menor variedade de alimentos possível, visto que dessa forma os eventuais ajustes podem ser realizados com maior facilidade. Dentre esta pequena variedade, preferimos sempre a batata doce como principal fonte de carboidratos da dieta e com o peito de frango como principal fonte protéica. Além de não ser necessária a inclusão de qualquer tempero durante o preparo (que necessita apenas de água fervendo e nenhuma habilidade do cozinheiro), é fácil ajustar as quantidades a serem consumidas.

A batata-doce fornece em média para cada cem gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.
Vale ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de atividade física ou atleta em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento, depende de uma enormidade de fatores, que só o profissional habilitado pode avaliar. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia.

Consulte sempre seu nutricionista!




Bom, assim sendo , eu só posso deixar duas frases aqui, para fechar este assunto.


Para aqueles que tentam te desanimar na dieta e te chamam de "doido" - digo:

"O SEU CORPO É REFLEXO DO SEU ESTILO DE VIDA!"


Para você que luta diariamente, treinando pesado, procurando alimentar-se corretamente, mesmo na maioria das vezes sofrendo pressão por várias pessoas, principalmente as mais próximas - digo:

"SE VOCÊ QUER CHEGAR A UM LUGAR NO QUAL A MAIORIA NÃO CHEGA,
PRECISA FAZER ALGO QUE A MAIORIA NÃO FAZ!"
  
  
Tenham uma ótima semana, abençoada e nunca percam o foco, acreditem sempre! Vocês conseguem!

2 comentários:

  1. Muito bom o texto! Me vi nele! Minha mãe vive me falando que quando eu passar mal não vai me levar para o hospital, e isso sabe por causa do quê? Quando estou preparando meus peitos de frango grelhado...rsrs

    peguei essa frase pra mim: "SE VOCÊ QUER CHEGAR A UM LUGAR NO QUAL A MAIORIA NÃO CHEGA,
    PRECISA FAZER ALGO QUE A MAIORIA NÃO FAZ!"

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vanessa, pelo comentário. Ainda não coloquei mais matérias por falta de tempo. Mas vou aproveitar este final de semana para colocar algumas interessantes. Continue ligada aqui ok? Abraço!

    ResponderExcluir